Publicações

Aqui estão os trabalhos acadêmicos publicados pela equipe do DICITE.

2018

SILVEIRA, J. C.; CASSIANI, S.; von LINSINGEN, I. Escrita e autoria em texto de iniciação científica no ensino fundamental: uma outra relação com o saber é possível?. Ciência e Educação (UNESP), v. 24, p. 9-25, 2018.http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132018000100009&lng=pt&tlng=pt

CASSIANI, S. Reflexões sobre os efeitos da transnacionalização de currículos e da colonialidade do saber/poder em cooperações internacionais: foco na educação em ciências. Ciência e Educação (UNESP), v. 1, p. 225-244, 2018. http://www.scielo.br/readcube/epdf.php?doi=10.1590/1516-731320180010015&pid=S1516-73132018000100225&pdf_path=ciedu/v24n1/1516-7313-ciedu-24-01-0225.pdf&lang=pt

2017

von LINSINGEN, I. Philosophical, Logical and Scientific Perspectives in Engineering Education. Science & Education (Dordrecht), v. 1, p. 1-5, 2017.

BARBOSA, A. T.; CASSIANI, S. Circulação de sentidos da prática como componente curricular na licenciatura em Ciências Biológicas. Educação & Formação, v. 2, p. 52-71, 2017. http://seer.uece.br/?journal=Redufor&page=article&op=view&path%5B%5D=1920&path%5B%5D=2117

RAMOS, M. B. Professora, qual a resposta certa? Os impactos da escola para discussão de controvérsias sóciocientíficas sobre mudanças climáticas. Anais VII Esocite.br/tecsoc 2017;1(gt1):1-22

2016

GEREMIAS, B. M.; CASSIANI, S.; von LINSINGEN, I. Cuestiones sociotecnológicas en la formación de profesores de ciencias: una perspectiva discursiva. Revista Iberoamericana de Educación (Online), v. 70, p. 115-128, 2016.https://rieoei.org/RIE/article/view/76

FLÔR, C. C.; CASSIANI, S. Qual química ensinar? Reflexões a respeito da educação química e formação de leitores em aulas de química no Ensino Médio. REFLEXÃO E AÇÃO (UNISC. IMPR.), v. 24, p. 366-381, 2016. http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index

CASSIANI, S; von LINSINGEN, I.; PEREIRA, P. B. . (Pre)textos para pensar a cooperação educacional em Timor-Leste: algumas referências para o internacionalismo solidário. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE), v. 34, p. 390-414, 2016. http://https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/39983

GEREMIAS, B. M.; CASSIANI, S. A tecnologia como problema na educação CTS: análises de uma oficina de leitura na formação de professores de ciências. Revista Inter Ação, v. 41, p. 743, 2016. https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/41882

CASSIANI, S; PEREIRA, P. B. ; JANNING, D. P.; BARBOSA, A.; SOARES, F. F.; CUNHA, S.; von LINSINGEN, I.  Alguns estudos sobre a cooperação educacional em Timor Leste: foco na educação em ciências e tecnologias. Revista da SBEnBIO, v. 9, p. 6385, 2016. http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/2525.pdf

BARBOSA, A.; CASSIANI, S. Efeitos de colonialidade no manual do aluno de Biologia do ensino secundário geral em Timor-Leste. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBENBio), v. 9, p. 6680-6690, 2016. https://rieoei.org/RIE/article/view/76

SILVEIRA, J. C.; CASSIANI, S. Iniciação Científica no ensino fundamental: a escola e seu lugar problematizador das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. SENSOS-E REVISTA MULTIMÉDIA DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO, v. III, p. 1, 2016. http://sensos-e.ese.ipp.pt/?p=11715

ALBUQUERQUE, I. C. T. C.; RAMOS, M. B. Usina de Ideias: questões CTS como combustíveis para um RPG sobre a temática enerbia. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 7575-7585, 2016.

MAGALHÃES, A. P. F.; VIEIRA, R. C.; RAMOS, M. B. Contribuições do Programa Observatório da Educação para a Formação em Exercício de Professores de Ciências. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. 9, p. 7695-7704, 2016.

2015

PEREIRA, P. B.; CASSIANI, S.; von LINSINGEN, I. International educational cooperation, coloniality and emancipation: the Program Teacher Qualification and Portuguese Language Teaching in East Timor and the teacher education. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 12, p. 1-21, 2015. http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/499/pdf

BARBOSA, A.; CASSIANI, S. Efeitos de colonialidade no currículo de ciências do ensino secundário em Timor-Leste. Dynamis (FURB. Online), v. 21, p. 3-14, 2015. http://gorila.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/5168

von LINSINGEN, I.; NOVAES, H.T. Tecnologia social, educação e ação política: reflexões a partir de experiências do Brasil e Timor-Leste. 2015.

von LINSINGEN, I.; CORRÊA, R. F. Perspectivas educacionais em tecnologias sociais: autoria, inclusão e cidadania sociotécnica, 2015.

von LINSINGEN, I. Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária. Linhas Críticas (UnB), v. 21, p. 297-317, 2015.

GANHOR, J. P.; von LINSINGEN, I. Sentidos sobre Ciência e Tecnologia no Rap nacional. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 8, p. 196-207, 2015.

SILVA, H. C.; RAMOS, M. B.; MAIDAME, G. F.;  PESSOA, T. C. C. ; OLIVEIRA, G. J.; MELO, V. R. de O.; GALVÃO, D. M. Efeito-leitor de ciência: a textualização e circulação da ciência em folders sobre transgênicos. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 15, p. 219-232, 2015.

2014

CASSIANI, S.; von LINSINGEN, I.; GIRALDI, P. M.; RAMOS, M. B. O grupo DICITE – Discursos da ciência e da tecnologia na educação. CIÊNCIA & ENSINO (ONLINE), v. 3, p. 1-19, 2014.

BARBOSA, A.; PEREIRA, J. C.; CASSIANI, S. A prática como componente curricular na formação de professores de Ciências: da racionalidade técnica para a racionalidade prática?. Tecné, Epistem y Didaxis, v. 1, p. 1, 2014.

RAMOS, M. B.; SILVA, H. C. Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências. Cadernos CEDES (Impresso), v. 34, p. 51-67, 2014.

2013

MOHR, A.; LINHEIRA, C. Z.; CASSIANI, S. Desafios para o ensino de ciências na classe hospitalar: relato de uma experiência com pesquisa e ensino na formação de professores. Ciência & Educação, v. 19, p. 535-554, 2013.

SIMAS FILHO, J. P.; CASSIANI, S. Sentidos sobre ciências e tecnologias no ensino fundamental. Ensenanza de Las Ciencias, v. 1, p. 3339-3343, 2013.

GEREMIAS, B. M.; CASSIANI, S. Contribuições para a análise de práticas discursivas na educação científica e tecnológica. Enseñanza de las Ciencias, v. 1, p. 2264-2260, 2013. http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/articulos/art_744.pdf

ANJOS, M.; BEZERRA, I.; CASSIANI, S.; von LINSINGEN, I. A Produção de Sentidos sobre Segurança Alimentar e Nutricional durante a Formação Técnica de Trabalhadoras de Padarias Comunitárias // La producción de sentido sobre la seguridad alimentaria y nutrición durante una capacitación técnica de las trabajadoras. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, v. 2013, p. 213-231, 2013. https://revistas.uam.es/riejs/issue/view/85

TOMIO, D.; CASSIANI, S. Dear Mr. Charles Darwin… Dear Mr. Fritz Müller: da correspondência entre o evolucionismo e o naturalista. Indícios para caracterizar a escrtia na ciência e no ensino de ciências. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE), v. 18, p. 263-281, 2013. http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1559.pdf

RAMOS, M. B.; von LINSINGEN, I. C & T nas Chamadas do Jornal Nacional: questão de manipulação?. Enseñanza de las Ciencias, v. EXTRA, p. 2928-2933, 2013.

GIRALDI, P. M. Analogias e metáforas no ensino de biologia: reflexões a partir de uma perspectiva discursiva de linguagem. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 1551-1555, 2013.

GIRALDI, P. M.; BARROS, J. H. A. . Sentidos sobre leitura e escrita na escola: um diálogo com professores de ciências.. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 2363-2367, 2013.

2012

FLÔR, C. C.; CASSIANI, S. ESTUDOS ENVOLVENDO LINGUAGEM E EDUCAÇÃO QUÍMICA NO PERÍODO DE 2000 A 2008 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 1, p. 12-24, 2012.

CASSIANI, S.; GIRALDI, P. M.; LINSINGEN, I. V. É possível propor a formação de leitores nas disciplinas de Ciências Naturais? Contribuições da análise do discurso para a educação em ciências. Educação (Rio Claro, Online), v. 22, p. 1, 2012.

CASSIANI S.; LINSINGEN, I. V.; Lunardi, G. Enfocando a Formação de Professores de Ciências no Timor-Leste. Alexandria (UFSC), v. 5, p. 189-208, 2012.

NICOLLI, A.; CASSIANI, S. Das Histórias de Leitura e Escrita às Práticas Docentes de Leitura e Escrita de Futuros Professores de Ciências. Alexandria (UFSC), v. 5, p. 69-81, 2012.

2011

CASSIANI ; LINSINGEN, I. V. ; GIRALDI, P. M. . Histórias de leituras: produzindo sentidos sobre Ciência e Tecnologia. Pró-Posições (UNICAMP. Online), v. 64, p. 1-12, 2011.

LINSINGEN, I. V. ; CASSIANI . Educação Cts Em Perspectiva Discursiva: Contribuições Dos Estudos Sociais Da Ciência E Da Tecnologia. Redes (Bernal), v. 16, p. 163-182, 2011.

FLÔR, C. C. ; CASSIANI . O que dizem os estudos da linguagem na educação científica ?. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, p. 67-86, 2011.

PAULA, G. S. ; CASSIANI . O papel do professor da escola na formação do futuro docente de ciências: um discurso no silêncio. EntreVer, v. 1, p. 182-197, 2011.

2009

NASCIMENTO, T. G. ; CASSIANI . Leituras de divulgação científica por licenciandos em Ciências Biológicas. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 8, p. 1-25, 2009.

CASSIANI ; von Linsingen, Irlan . Formação inicial de professores de Ciências: perspectiva discursiva na educação CTS. Educar em Revista (Impresso), p. 127-147, 2009.

PAULA, G. S. ; CASSIANI . Novos sentidos para velhas questões: limites e possibilidades de uma proposta de ensino em aulas de ciência. Sobre Tudo, v. 1, p. 149-170, 2009.

2008

CASSIANI ; FLÔR, C. C.. QUANDO O DIZER DE UM SUJEITO É OBJETO DE PESQUISA: contribuições da Análise do Discurso Francesa para a compreensão da fala de professores em situação de entrevista.. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, p. 1-16, 2008

LAFFIN, M. ; CASSIANI ; COSTA, A.Flexibilização curricular e a categoria trabalho no contexto das DCNs . artgo flexibilização curricular-20180502122146 v. 3, p. 5-10, 2008.

GEREMIAS, Bethânia Medeiros . Reflexões de uma professora que se aventurou a sair da caverna: o mito da escola ideal e o mito da ciência verdadeira. Ciência & Ensino (Online), v. 2, p. 1-8, 2008.

2006

CASSIANI ; NASCIMENTO, T. G. . Um diálogo com as Histórias de Leituras de futuros professores de ciências. Pro-Posições (Unicamp), v. 17, p. 105-136, 2006.

CASSIANI . CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, p. 1-14, 2006.

GIRALDI, P. M. ; CASSIANI . O funcionamento de analogias em textos didáticos de Biologia: questões de linguagem. Ciência & Ensino (UNICAMP), v. 1, p. 1-12, 2006.