Pró-Mobilidade – PQLP/CAPES: Focando a formação de cooperantes em Timor Leste

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE DOCENTES E LÍNGUA PORTUGUESA/CAPES: FOCANDO A FORMAÇÃO DE COOPERANTES EM TIMOR LESTE

(Clique no título para ler o projeto na íntegra)

Questões:

(a) Quais desafios estão postos aos cooperantes brasileiros, em termos de contribuição sobre educar, no território timorense?

(b) Como o trabalho desenvolvido pela missão brasileira, levando-se em conta a implantação do currículo no Timor-Leste, poderá contribuir com os professores timorenses?

Objetivo Geral 

Esse projeto tem como objetivo geral promover ações, focando no acompanhamento dos cooperantes brasileiros junto ao PQLP para promover uma maior articulação entre o trabalho desenvolvido e as demandas dos professores timorenses, através de dois focos: Formação de professores da Educação Básica (ensino primário, pré-secundário e secundário) e Ensino de Língua Portuguesa Instrumental.

No horizonte, baseados nesse objetivo  e como meta, esperamos contribuir com a qualificação profissional de professores de ciências em suas dimensões inicial e continuada, a aposta na produção de documentação curricular e pedagógica em nome de um patrimônio timorense acerca das práticas aí desenvolvidas, e o fortalecimento de um sentido democrático para a difusão da educação em Timor-Lorosa’e.

Objetivos específicos:

 Oferecer oficinas de formação continuada para os cooperantes brasileiros, em solo timorense;

  • Desenvolver projetos que estejam em consonância com o cotidiano daquele país, em busca da melhoria da qualidade de ensino, tanto em termos de aprofundamento de conteúdos curriculares, quanto ao aprimoramento das práticas docentes,
  • Acompanhar e avaliar ações pedagógicas dos cooperantes, investigando o impacto na formação dos professores timorenses e também a utilização do português como língua de ensino.

Conheça um pouco mais sobre esse projeto e saiba como é possível participar, acesse: http:/pqlp.ufsc.br