Educação CTS Implicações Sociais da Ciência e da Tecnologia na Educação

Esta linha dedica-se à investigação, nos três níveis de ensino, de aspectos da educação científica e tecnológica, relacionados às percepções das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), e ambiente, oriundas dos estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS) e dos estudos ambientais, em suas diversas vertentes e orientações teóricas e metodológicas (latinoamericanas, européias e norteamericanas). Os estudos incluídos nessa linha orientam-se a partir de contribuições, entre outras vertentes, da análise socio-técnica e da filosofia e história da Ciência e da Tecnologia. Também são contemplados aspectos da divulgação e popularização dos conhecimentos científico-tecnológicos quanto às suas conexões com o Ensino de Ciências e Matemática, tanto na educação formal quanto não formal.São focos privilegiados desta linha:

* concepções das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e suas influências na educação científica, tecnológica e ambiental;
* aspectos curriculares do Ensino de Ciências e Tecnologia com perspectiva CTS;
* investigações sobre Ensino de CTS nas diferentes áreas e níveis de formação e suas implicações curriculares;
* investigação das relações entre a Pedagogia de Paulo Freire e relações CTS no Ensino de Ciências e Tecnologia;
* investigações em Alfabetização Científica e Tecnológica e Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade;
* investigações sobre as características dos processos de divulgação e popularização da Ciência, e suas relações com o Ensino de Ciências;
* investigações sobre os discursos da ciência e da tecnologia.