OBEDUC/2010-2017

REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS CIÊNCIAS NATURAIS: LEITURAS DAS AVALIAÇÕES NACIONAIS COMO SUBSÍDIOS DA EDUCAÇÃO

ACESSE AQUI O BLOG DO GRUPO DE PESQUISA OBEDUC – OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO

Coordenação: Irlan von Linsingen/Mariana Brasil Ramos/Suzani Cassiani

Demais integrantes

INTRODUÇÃO

Frequentemente tem sido destacada, por pesquisadores da área de educação, a importância de se realizar pesquisas vinculadas a contextos de ensino. Nos últimos anos, tem havido iniciativas com o objetivo de sanar esse vácuo entre escola e universidade por parte das políticas públicas federais, através de inúmeros editais lançados com financiamentos advindos da CAPES. Essas iniciativas têm possibilitado articulações entre a educação básica e universidade com impactos positivos. No que tange aos sistemas nacionais de avaliação, Sabemos que há na literatura várias críticas sobre as avaliações nacionais, apontando as limitações nos instrumentos, para compreender o desempenho dos alunos e sugerindo a necessidade de se aprofundar estas percepções advindas dos resultados de pesquisas etnográficas. Baseados na carência da literatura da área de educação em ciências, buscamos estabelecer relações entre os sistemas avaliativos e a própria prática cotidiana do professor em sala de aula, focando o ENEM e o PISA (Processo OBEDUC n.3303, 2008, Barros etal, 2009; Cunha, Simas, 2012). Nosso trabalho se pautou em ultrapassar a ideia das avaliações como meros instrumentos de acesso à educação superior. As avaliações eram trabalhadas como espaços de aprendizagem, a partir das quais, construíamos diferentes formas de intervenção pedagógica sobre ciências e linguagem. Os professores da educação básica que compunham esta equipe, além de trazerem ricas experiências docentes, participaram de reflexões teóricas acerca do ENEM e PISA e realizam intervenções em suas escolas, inclusive algumas documentadas em pesquisas de pós-graduação. Em estreita parceria com esses professores, pretendemos neste próximo passo realizar intervenções em escolas com baixo IDEB, considerando, por ex,o índice de 4,6% alcançado pelo município em 2011, incluindo essas experiências com graduandos da licenciatura. Essas intervenções estão em consonância com as produções do grupo, quais sejam: leitura e escrita, construção e leitura de vídeos por estudantes e professores, formação de professores. Destacamos

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

Em 2010, a EEB Laura Lima/Florianópolis, foi a 3a colocada na capital, no ranking do ENEM de escolas públicas estaduais. A professora responsável pelo projeto de leitura nessa escola era bolsista do Observatório e utilizou-se de metodologias decorrentes de discussões e planejamentos propiciados pelo Projeto. É importante destacar que estas metodologias visavam a não perpetuar perspectivas de treinamento, como aquelas utilizadas por cursos pré-vestibulares e, neste sentido, foi possível percebermos relações entre as propostas e resultados positivos no ENEM. Temos a intenção de dar continuidade a estas discussões, rompendo com modelos tradicionais de educação e superando uma “visão aplicacionista”, de que tanto os estudantes em fase de estágio supervisionado, quanto os professores em atuação nas escolas, devem aplicar conhecimentos da academia na prática pedagógica. Além disso, não adotaremos um “discurso prescritivo”, no qual as universidades dizem como os professores e as escolas devem ser ou fazer. Para tanto, o trabalho privilegiará o aprofundamento de questões relacionadas ao funcionamento dos discursos em salas de aula e nos discursos da/sobre ciência e tecnologia que perpassam os contextos formais de ensino, face aos entendimentos das relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CASSIANI & LINSINGEN, 2010; CASSIANI; LINSINGEN & GIRALDI, 2008). Este trabalho que possui pelo menos três vertentes, sejam elas, linguagem e seu funcionamento, as relações entre ciência, tecnologia e sociedade, bem como a apropriação dos fundamentos que regem os exames nacionais, pelos professores da educação básica e dos estudantes de graduação. Partimos do pressuposto teórico de que a linguagem não é transparente e que os sentidos possuem uma história. Ao dizer, podemos provocar diferentes gestos de interpretação em nossos interlocutores, sujeitos ativos no processo de construção de sentidos. Sob essa ótica, visando estabelecer relações menos ingênuas e menos naturalizadas sobre a linguagem, nosso olhar se volta principalmente para a leitura, escrita e utilização de vídeos em espaços formais de ensino, visando à apropriação dos saberes por parte dos professores e da licenciatura e também de professores das escolas. Esses aspectos serão extremamente importantes para que os participantes possam dar continuidade e se sentirem autores do processo.

OBJETIVOS DO PROJETO

Como já dissemos, é importante considerar que este projeto trará reflexões teóricas construídas a partir, não somente do Projeto Observatório anterior, mas também do grupo de pesquisa DICITE (DISCURSOS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO), do qual Profa Suzani Cassiani e eu somos líderes, desde sua fundação em 2004. Temos aprofundando nossas reflexões a partir dos Estudos CTS (ECTS) latinoamericanos e na noção de discurso da escola francesa. Nesse sentido, nossas pesquisas possuem distintos focos na medida em que se têm diferentes objetos de estudo, concentrando-se em análises de: educação tecnológica; mídias e divulgação científica; funcionamento da linguagem em salas de aula; e a formação de professores e práticas pedagógicas. Porém, todas essas frentes têm como suporte teórico a educação CTS e o funcionamento da linguagem. Acreditando que há vácuos entre a produção de conhecimento na universidade e a produção de conhecimento nas escolas, vemos no edital Obeduc uma excelente oportunidade de aproximação entre esses campos, conforme vivenciamos em outro momento com o Observatório, sob a coordenação geral da Profa Suzani Cassiani , valiosas experiências de aproximação e articulação. Assim, nos perguntamos: quais são as condições de produção que constituem processos de “apropriação” de conhecimentos? Como professores podem liderar ações com possibilidades para inovações curriculares e metodológicas? Como socializar as pesquisas em intervenções nas escolas? Como trabalhar essas questões nas licenciaturas? Qual o impacto do ENEM  nas escolas, nessa nova configuração, a qual permite a entrada em universidades públicas? Nosso objetivo, é então, compreender como se articulam processos avaliativos como ENEM e PISA, assim como outras bases de dados disponibilizadas via INEP, nas práticas pedagógicas, envolvendo ciências e tecnologias com vistas à elaboração de propostas de intervenção pedagógicas que considerem as diferentes realidades e condições sócio-culturais locais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Compreender a relação entre sistemas nacionais de avaliação, seus princípios, instrumentos e resultados, assim como outras bases de dados sobre educação do INEP, como o Censo Escolar, além de micro-análises de sala de aula ou da realidade e das condições locais, como subsídios para elaborações de práticas e reflexões pedagógicas e curriculares pelos professores;

2.Compreender como professores da rede pública representam, interpretam e utilizam bases de dados do INEP na relação com seu trabalho pedagógico;

3. Promover processos de reflexão acerca das leituras colocadas em funcionamento por meio de propostas de intervenções em contextos de ensino, prioritariamente para escolas indicadas com baixo IDEB.

4. Compreender o sistema nacional de avaliação de aprendizagem representado pelo ENEM, a partir de três eixos complementares: as representações de leitura e escrita da ciência, das relações entre ciência, tecnologia, sociedade e a formação inicial e continuada de professores;

5. Verificar como funcionam os textos das provas do novo ENEM e do PISA na leitura de estudantes em salas de aula, através de dinâmicas desenvolvidas pelos professores, baseados em suas experiências de vida e nos referenciais a serem trabalhados.

6. Contribuir para construir políticas de formação de professores para a área de ciências e tecnologias e para a melhoria dos processos de ensino-aprendizagem em escolas públicas indicadas com baixo IDEB.

METODOLOGIA

As contribuições dos ECTS latinoamericanos que, por razões diversas, apenas recentemente tem recebido atenção, são muito importantes para as articulações significantes da pesquisa em educação de países da América Latina. Também, a análise de discurso (AD) da linha francesa nos ajuda a pensar o funcionamento da linguagem. O conceito de Condições de Produção da AD é muito importante para entender a produção de sentidos em sala de aula e consequente as interpretações que os sujeitos podem fazer dos textos. Esse conceito vai além da noção do contexto, pois remete ao funcionamento da linguagem, imersos em aspectos históricos, sociais, políticos. Um mesmo texto, independente da intencionalidade do autor, pode significar diferente em diferentes épocas e locais, produzindo diferentes interpretações, por exemplo, a prova do ENEM trabalhada em sala de aula.  Este estudo se caracteriza como qualitativo, visando estudar práticas pedagógicas em sua complexidade, tendo como foco os exames nacionais. A pesquisa será desenvolvida em quatro fases, de modo não estanque. O ponto de partida será a pesquisa participante, junto aos professores da escola básica, os pós-graduandos e os licenciandos. Inicialmente, levantaremos as EEB com IDEB baixo e escolas de ensino técnico de nível médio para convidar os professores. A segunda fase será de caráter exploratório: coleta e análise de materiais das avaliações nacionais, as produções já realizadas pelo grupo e aprofundamento dessas teorias, a socialização das experiências dos professores compartilhadas com os estudantes da licenciatura. A terceira fase visa a reflexão dos modos de funcionamento de práticas, tanto dos licenciandos (em fase de estágio), quanto dos professores, bem como com os dados levantados junto ao INEP, a fim de elaborarmos propostas pedagógicas e de intervenção nas escolas. Nessa fase, vamos propor a organização de grupos para aprofundar os modos de construção, intervenção pedagógica e avaliação das reflexões supracitadas, buscando identificar os limites e possibilidades das práticas propostas. Na fase de sistematização, as reflexões e análises serão pautadas nos registros realizados pela equipe através de gravações em áudio e/ou vídeo e anotações sobre as demais fases. Como já dissemos, tanto as análises e reflexões sobre os sistemas avaliativos nacionais, quanto os processos de ensino e aprendizagem em sala de aula e os levantamentos de dados quantitativos, serão tomados como subsídios para elaboração de práticas pedagógicas e curriculares, cujas relações também serão analisadas com bases nesses diversos tipos de registros e nas produções dos próprios estudantes.

 RESULTADOS ESPERADOS

Estudos do processo avaliativo nacional, das provas aplicadas, resultados dos últimos anos e documentos pertinentes;

Diagnóstico das percepções e concepções dos professores em relação as avaliações nacionais; Encontros de formação para professores da educação básica em suas relações com os sistemas avaliativos nacionais (como ENEM e SAEB) e outras bases do INEP, como o Censo Escolar;

Elaboração de estratégias e atividades de ensino e seleção, adaptação e produção de recursos pedagógicos explicitamente subsidiados em elementos dos processos avaliativos nacionais;

Produção pelo professor da educação básica de textos (narrativas, memoriais, artigos, ensaios) que explicitem suas reflexões, análises e práticas de sala de aula;

Proposição de de organização de um número especial em revistas com textos produzidos pelos próprios professores, divulgando para a comunidade acadêmica e não acadêmica suas reflexões sobre seu cotidiano de ensino no que tange à questões do projeto;

Reuniões periódicas da equipe;  divulgação de trabalhos em eventos das área de Educação e Ensino de Ciências;  publicação de artigos de pesquisa periódicos da áreas de Educação e Ensino de Ciências;  divulgação das reflexões e análises realizadas em veículos de grande circulação entre professores como as revistas Química Nova na Escola, Ciência & Ensino e Física na Escola. Produção de dissertações de mestrado e produção de teses de doutorado e TCCs. Tanto as análises e reflexões sobre os sistemas avaliativos nacionais quanto do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, quanto os levantamentos de dados quantitativos, serão tomados como subsídios para elaboração de práticas pedagógicas e curriculares, cujas relações também serão analisadas com bases nesses diversos tipos de registros e nas produções dos próprios estudantes.

 ESTRATÉGIAS DE DISSEMINAÇÃO

(i) realização de ações de formação continuada de professores (de Ciências Naturais na Educação Básica) com a produção de reflexões, pelos professores, sobre os processos avaliativos nacionais e bases de dados do INEP, teoricamente orientadas; (ii) publicações, pelos membros da equipe, de artigos em periódicos nacionais e internacionais especializados – e de qualidade reconhecida, ou seja, que tenha corpo editorial e arbitragem – da área, em periódicos voltados para a leitura e escrita do professor, como Física na Escola, Química Nova na Escola e Ciência & Ensino, em periódicos de circulação no âmbito da Educação Básica tais como Revista Ciência & Ensino Online, Ciência Hoje, Revista Nova Escola e outras e em periódicos de Ensino das Ciências Naturais, de Pesquisa em Educação e Educação Ambiental, entre outros; (iii) divulgação de trabalhos com os resultados da pesquisa em eventos científicos das áreas de Educação, Educação e Ensino de Ciências (ENDIPE), Educação Ambiental, Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências (ENPEC), Educação Científica e Tecnológica, Encontro Ibero-americano de Jovens Pesquisadores (ESCOLA DOUTORAL) que acontecerá em Florianópolis (2013) e será organizado por nós, Encontro Ciência, Tecnologia e Sociedade (TECSOC), Encontro Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia (ESOCITE), entre outros e (iv) produção de teses de doutorado, dissertações de mestrado, trabalhos de conclusão de curso de licenciaturas e relatórios de iniciação científica.