Funcionamento da Linguagem

Estudos enfatizando a importância do funcionamento da linguagem, não apenas como mero instrumento de comunicação, visando estabelecer relações menos ingênuas e naturalizadas sobre os discursos dominantes da ciência e da tecnologia. A linguagem è vista como “jogos de linguagem” que são estabelecidos por regras, convenções, na cultura e na história, produtores de sentidos da tecnociência e da educação, centrados nos aspectos culturais e sócio-históricos. A linguagem é investigada como forma de representação em diferentes lugares: da arte, da educação científica e tecnológica. São focos privilegiados desta linha:

* investigações sobre leitura e escrita, visando também repensar a formação do leitor no ensino de ciências e tecnologia;
* análise do funcionamento da linguagem (em textos didáticos e outros, em interações discursivas nas salas de aula, na mídia) com vistas à proposição de estratégias para a educação em ciências e tecnologia;
* investigações sobre o imaginário de alunos e professores sobre a linguagem e seu funcionamento em aulas de ciências;
* estudos das problematizações como meio de emergência de conhecimentos;
* análise de discurso e relações CTS no Ensino de Ciências e Tecnologia.

Assista o vídeo da Profa Suzani Cassiani sobre “Escrita e Leitura na disciplina de Ciências”