Teses e dissertações defendidas

Orientações profa. Suzani

Larissa Zanella. Entre silêncios e resistências: sentidos sobre gênero e sexualidade na Licenciatura em Ciências Biológicas. Dissertação, 2018.

Carlos Danilo Pires. A formação acadêmico-profissional de professores no curso de ciências biológicas da UFSC: uma reflexão sobre outros espaçõs pedagógicos. Dissertação, 2017.

Anselmo Xavier. Problemas e possibilidades em escolas de comunidades agrícolas de Timor Leste: o que dizem os professores de Biologia?. Dissertação, 2016.

Daniel Prim Janning. A codocência em ciências da natureza na Universidade Nacional Timor Lorosa’e: reflexões sobre colonialidades na formação de professores. Dissertação, 2016.

Bethania Medeiros Geremias. Produção de sentidos sobre tecnologia no grupo Observatório da Educação-Ciências: discursos e problematizações. Tese, 2016.

Alessandro Tomaz. Sentidos da prática como componente curricular na Licenciatura em Ciências Biológicas. Dissertação, 2015.

Graziela Lunardi. Uma experiência na formação de professores em Timor-Leste: das condições de produção aos sentidos construídos no enfoque CTS. Dissertação, 2014.

Marinilde Karat. Autoria em discursos sobre resíduos sólidos: uma análise sobre produções audiovisuais de estudantes do Ensino Médio. Dissertação, 2014.

Patrícia Barbosa Pereira. O Programa Qualificação Docente e ensino Língua Portuguesa no Timor Leste: (PQLP): um olhar para o Ensino de Ciências Naturais. Tese, 2014.

Guilherme de Domenico. O teatro na educação científica e tecnológica: sentidos, interpretação e produção em uma peça teatral que contra uma história de/sobre ciência. Dissertação, 2014.

Fabíola Sell. Efeitos de Sentidos sobre Ciência e Tecnologia num blog de ciências. Dissertação, 2013.

Rogério Melo de Sena. Ensino de ciências em escolas da Pedagogia Waldorf. Dissertação, 2013.

Irta Sequeira Baris de Araújo. O sagrado na cultura das parteiras do Timor Leste. Dissertação, 2013.

José Pedro Simas Filho. Leituras do Pisa: Sentidos sobre ciências e tecnologias em sala de aula de ciências . Dissertação, 2012.

Daniela Tomio. Circulando sentidos, pela escrita nas aulas de ciências: com interlocuções entre Fritz Muller, Charles Darqin e um coletivo de estudantes. Tese, 2012

Aline Andreia Nicolli. Supervisão de pós-doutorado, 2011.

Gabriela Nóbrega Reses. Educação Ambiental Crítica: algumas condições de produção do imaginário de estudantes do ensino fundamental. Dissertação, 2010.

Giselle de Souza Paula Pires. O estágio na formação acadêmico-profissional do professor de ciências: analisando o Funcionamento de Grupos de Trabalho (GT). Tese, 2010.

Patricia Montanari Giraldi. Leitura e escrita no ensino de ciências: espaços para produção de autoria. Tese, 2010.

Alice Viana Schmall. Percepções de professores sobre a prática de ensino de biologia. Dissertação, 2009.

Juliana de S. N. Arante. Investigando a construção de sentidos sobre o ambiente em visitas de crianças a um colégio agrícola. Dissertação, 2009.

Cristhiane Cunha Flôr. Leitura e formação de leitores em aulas de química no ensino médio. Tese, 2009.

Tatiana Galieta Nacimento. Leituras de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências. Tese, 2008

Patricia Barbosa Pereira. O Meio ambiente e a construção de sentidos no ensino fundamental. Dissertação, 2008.

Mariana Brasil Ramos. Discursos sobre a ciência e tecnologia no Jornal Nacional. Dissertação, 2006.

Patrícia Montanari Giraldi. Linguagem em textos didáticos de citologia: investigando o uso de analogias. Dissertação, 2005.

Cristhiane Cunha Flôr. Leituras de professores de ciências do ensino fundamental sobre as histórias da ciência. Dissertação, 2005.

 

Orientação prof. Irlan

Morgana Dias Johann. Perspectiva formativa dos Guias de Turismo do IFSC. Dissertação, 2018.

Lucas Alexandre Debatin Maurici. Sentidos sobre a formação científica e tecnológica a partir dos discursos dos empresários industriais. Dissertação, 2017

Fátima Suely Ribeiro Cunha. Produção de sentidos sobre a interação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS) e mundo no trabalho no campo de Ensino de Ciências. Tese, 2017.

Andre Ricardo Toqueto. Percepções sobre química em aulas do ensino médio. Dissertação, 2016.

João Paulo Ganhor. Sentidos sobre ciência e tecnologias no Rap nacional. Dissertação, 2016.

Alarico Amaral. Estratégias de formação continuada de docentes em Timor-Leste: olhares de professores. Dissertação, 2016.

Raquel Folmer Corrêa. Ciência, Tecnologia e Educação: considerações sobre formação docente. Tese, 2016.

Rogério Melo de Sena. Construindo sentidos sobre o ensino de ciências no contexto da pedagogia Waldorf. Dissertação, 2013.

Manuel Franco Avellaneda. Apropriação e popularização da Ciencia e tecnologia em espaços não formais de educação. Tese, 2013.

Edson Jacinski. Sentidos da interação entre Tecnologia e Sociedade na formação de engenheiros: limites e possibilidades para repensar a Educação Tecnológica. Tese, 2012.

Emerson Pessoa Ferreira. Estética Crítica e Educação Tecnológica: Razão e Utopia como problemas em Educação. Tese, 2012.

Saul Silva CaetanoProfessores enquanto Atores na Rede Social de elaboração dos currículos do Ensino Tecnológico de Telecomunicações. Tese, 2011.

Juliana de Souza Neves Arante. Investigando a construção de sentidos sobre o ambiente em visitas de crianças a um colégio agrícola. Dissertação, 2009.

Gustavo Henrique Moraes. Educação Tecnológica, Formação Humanista: uma experiência CTS no CEFET-SC. Dissertação, 2008.

Patrícia Barbosa Pereira. O Meio Ambiente e a Construção de Sentidos no Ensino Fundamental. Dissertação, 2008.

Claudine Assumpção Lima. Aproximações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade e os Temas Transversais no Livro Didático de Matemática do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries. Dissertação, 2008.

Fernando José Fernandes Gonçalves. Ações educativas participativas para os atores da reciclagem: uma abordagem CTS. Dissertação, 2008

Mariana Brasil Ramos. Discursos sobre ciência no Jornal Nacional. Dissertação, 2006. 

Emerson Pessoa Ferreira. Semiótica Visual na Educação Tecnológica: significações da Imagem e Discurso Visual. Dissertação, 2006

 

Orientações profa. Patrícia 

Venâncio Sarmento. O currículo de biologia em Timor-Leste: um estudo de caso na escola 12 de Novembro – Becora, Díli. Dissertação, 2016.

Iara Mares Machado. Leitura e CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) em perspectiva discursiva: um encontro possível a partir de textos literários na educação científica e tecnológica. Dissertação, 2018.

Arthur Prado Fleury Magalhães. . Dissertação, 2017.

Patrícia Oening Machado.  Dissertação, 2017.

Alberto Lopo Montalvão Neto. ?  Dissertação,.